tamanho da letra : imprimir

Os maiores prazeres da vida pedalando

5549_Duvine_Italy_2014

Se você já teve a satisfação de fazer uma viagem de bicicleta, certamente vai querer repetir a experiência. Se nunca fez, vale experimentar. Há inúmeros excelentes motivos para sair pedalando nas suas próximas férias. Roteiros com paisagens espetaculares, comidas sensacionais, vinhos maravilhosos ou aventuras incríveis esperam por você. E, mesmo que não seja exatamente um atleta, vai descobrir que é possível fazer esse estilo de viagem que, a cada ano, ganha mais e mais apaixonados adeptos.

 

Pyrenees - DSC02531 (3)

 

O primeiro cicloturista da história de que se tem notícia foi um alemão, o barão Karl von Drais. Em 1817, ele deu acabamento a uma ideia que surgiu com Leonardo da Vinci – e que, ao longo de anos, foi aprimorada por muitos outros criativos: a bicicleta. Apesar de não haver consenso, a invenção desse meio de transporte sobre duas rodas é atribuída a ele.
Incialmente, o veículo se chamava celerífero. Era feito de madeira, com duas rodas interligadas por uma viga e um suporte para apoiar as mãos. Com o guidão, o condutor conseguia fazer curvas e manter o equilíbrio em movimento. Um freio rudimentar completava a obra. A nova invenção foi apresentada para o público em abril de 1818, no Parque de Luxemburgo, em Paris. Alguns meses depois, Von Drais fez o trajeto de cerca de 300 quilômetros entre Beaune e Dijon, na França. De forma que essa pode ser considerada a viagem inaugural sobre duas rodas.
Apesar de o barão ter ido à falência (dizem que ele era péssimo negociante, o que parece ser verdade), o celerífero não parou de evoluir, mudou seu nome para bicicleta e com tempo ganhou adeptos entre quem buscava diversão e também entre as pessoas que precisavam fazer deslocamentos maiores – não apenas dentro dos limites urbanos, mas entre cidades. No entanto, antigamente as viagens de bike eram realizadas mais por necessidade do que exatamente por puro prazer, afinal, fazer um percurso longo era algo complicado, não havia tantas facilidades de comunicação nem de orientação, transformando os roteiros longos em verdadeiras aventuras, repletas de sobressaltos e perigos.
Anos e anos – e muitas pedaladas depois –, os avanços tecnológicos deram impulso às viagens de bicicleta como forma de lazer, modalidade que começou a ser bastante ampliada no final da década de 80, com as primeiras operadoras oferecendo roteiros especialmente planejados para ser feitos sobre o selim. O curioso é que esse movimento aconteceu de forma espontânea: antes de pensar em montar um negócio, alguns amantes do ciclismo se aventuravam por belas e inovadoras trilhas e, durante o percurso, foram conhecendo simpáticas pessoas que ofereciam refeição e até pouso. Logo passaram a compartilhar essas experiências com os amigos, depois dividiram a experiência com grupos de amigos dos amigos e… assim surgiram, aqui e ali, as primeiras viagens de bike organizadas por empresas especializadas.

 

DSC_9817

DSC07824

 
Experiência para aguçar os sentidos
Experimentar o vento batendo de leve no rosto, perceber os sutis jogos de luzes e sombras que variam segundo a segundo durante o percurso, ouvir os diferentes sons de cada trecho da trilha, sentir a variedade de aromas e, sobretudo, seguir sem pressa, apenas curtindo cada cena… Viajar de bicicleta é, sobretudo, uma experiência sensorial… E, se somarmos isso ao prazer de conhecer lugares, pessoas e culturas distintas, é fácil entender por que, ano após ano, cada vez mais pessoas sentem-se motivadas a conhecer o mundo pedalando.
Fora as boas sensações, o que tem ajudado a aumentar o número de pessoas em busca de roteiros para serem feitos de bicicleta é o fato de que hoje há uma grande variedade de destinos criados por empresas para quem deseja ter essa experiência – desde viagens que podem ser realizadas de modo independente, com ou sem guias, até aquelas que dão suporte total e ainda oferecem algumas surpresas ao longo da jornada.
Dentre as muitas operadoras que têm programas para viagens de bike, duas se destacam: a DuVine Cycling + Adventure Co., que é especializada e oferece roteiros incríveis, com superguias que são uma espécie de anfitriões, excelentes opções gastronômicas, suporte de van para atender a qualquer uma de suas necessidades, hotéis muito charmosos e refeições preparadas com esmero em casas de moradores locais que recebem os viajantes com carinho, além de muitas outras comodidades; e a Auroraeco Viagens, com uma longa experiência nesse segmento.
“A inspiração para criar minha empresa nasceu em Borgonha [região da França famosa por produzir excelentes vinhos], em 1996, enquanto percorria de bicicleta o caminho entre Gevery Chambertin e Beaune, admirando vinhedos dos dois lados”, lembra Andy Levine, ciclista apaixonado e fundador da DuVine, que este ano celebra 20 anos.
No Brasil, desde 1999 a Auroraeco Viagens se tornou operadora pioneira em viagens de bicicleta, com roteiros no país e, em seguida, ampliados para Argentina, Uruguai e Chile. A mesma paixão por esse estilo de viagem fez com que os caminhos da DuVine e da Auroraeco se cruzassem e que as duas se tornassem parceiras, passando a oferecer os melhores e mais variados destinos para quem deseja sentir a emoção de desvendar o mundo em uma bicicleta.
Desde então, a iniciativa vem se aprimorando e com isso ganhando mais adeptos a esse estilo de viajar. Atualmente, é impossível – mesmo para quem não é lá muito esportista – não se entusiasmar e, logo após experimentar um roteiro de bike, não se apaixonar por essa experiência. Até porque, existe uma viagem diferente para cada nível de ciclista, combinada ao gosto e à personalidade de cada viajante.

 

anything header

piedmonte 4

 

 

As gastronômicas
Se você quer aproveitar ao máximo o melhor que a vida oferece, provavelmente irá curtir algumas programações planejadas para levá-lo a lugares incríveis, com comida fantástica, ótimas bebidas e confortáveis acomodações em hotéis de luxo. Amantes da gastronomia vão adorar pedalar pelos vinhedos de Bordeaux ou Borgonha, na França; de Vila La Angostura ou de Mendoza, na Argentina; de Punta del Este, no Uruguai. Até porque, além de esses passeios terem rotas com paisagens maravilhosas, suas pedaladas serão muito bem recompensadas com degustações dos melhores produtores de vinhos locais e almoços e jantares deliciosos. Também terão tempo para conhecer as pessoas, a história e o modo de vida dos moradores dessas regiões. No programa de Piemonte, na Itália, berço do movimento slow food, você vai saborear os mais famosos vinhos da região: Barolo, Barbera e Barbaresco, pedalar cercado por videiras nos Alpes, relaxar em hotéis lindos e com serviços de alto nível, provar comidas sensacionais e ter a chance de participar de um almoço exclusivíssimo, na casa de Gianni e Mina, dois amigos que recebem com prazer os convidados.

 

0971_Duvine_France_2014

4409_Duvine_Italy_2014

 

 

Em família
A ideia é ter uma experiência para estreitar ainda mais o relacionamento entre você e seus filhos? Experimente escapar da rotina com os filhos compartilhando com eles momentos divertidos e de puro encantamento. Uma boa opção é fazer uma viagem pela Provence, na França, em que vocês vão pedalar calmamente entre campos de lavanda e de oliveiras, com pausas para saborear os melhores sorvetes feitos na região, se refrescar no Rio Sorgue, ver cavernas em Gargas, comer frutas frescas colhidas no pé e provar a famosa culinária provençal preparada por alguns dos chefs mais renomados da região. Também se pode aprender história visitando vilas medievais e vendo trechos que ainda mantêm vestígios deixados pela civilização romana. Tudo passeando por estradas tranquilas e ciclovias. O descanso é feito em confortáveis e aconchegantes hotéis cinco estrelas. O roteiro de Maiorca, na Espanha, leva sua família a um passeio esplêndido pelas colinas à beira-mar, passando por aldeias antigas, aprendendo a preparar a tradicional paella e degustando a saborosa comida mediterrânea. A viagem também tem momentos para vocês fazerem passeios a cavalo ao longo da costa, caminhadas pelas montanhas Tramuntana, visita ao Castillo de Alaro e andar de caiaque no lindo Porto de Pollença.

 

climbing into the Irminio Valley

ireland

 

 

As desafiadoras
Mas se você é atleta, certamente vai se identificar com um dos roteiros do Challenge, para quem está em busca de alta performance para se superar. Treinamento com especialistas em ciclismo, dieta balançada e percursos radicais são as características das viagens. O roteiro dos Pirineus, uma “ilha” selvagem no coração da Europa civilizada, dedicado aos espíritos aventureiros, vai levá-lo da ensolarada costa mediterrânea até as verdejantes colinas da costa do Atlântico. No caminho, você vai pegar trechos que fazem parte do famoso Tour de France, que são maravilhosos. A viagem Dolomitas, com o chef convidado Seamus Mullen, vai fazê-lo pedalar através das Dolomitas, cadeia montanhosa dos Alpes orientais, localizada ao norte da Itália; passando pela Eslovênia e por Trieste, terminando o ciclo às margens do Mar Adriático. Durante o passeio, você estará muito bem acompanhado pelo ciclista – e extraordinário chef – Seamus Mullen. A boa notícia é que, durante a viagem, quem vai cozinhar é ele, expert em preparar saudáveis e deliciosas refeições para manter os atletas dessa viagem em ótimas condições para enfrentar esse desafio épico. À noite, o repouso será feito em fazendas locais, com atendimento acolhedor, e em hotéis familiares. O melhor de tudo é que, enquanto você enfrenta o desafio dessa viagem, poderá desfrutar de paisagens espetaculares, em uma experiência única.

 

Rioja - DSC_2549

 

 

As customizadas
Para quem gostaria de fazer uma viagem mais exclusiva, existe a opção de customizar o roteiro dos seus sonhos com a ajuda da Auroraeco Viagens para curtir em grupo ou a dois.
Você pode criar desde roteiros luxuosos – que incluem hospedagens em hotéis maravilhosos e comidas preparadas por renomados chefs – até aqueles que são simples e charmosos, com hospedagens em pousadas acolhedoras e refeições caseiras cujos anfitriões são os simpáticos moradores locais. Para tornar a experiência ainda mais especial, pode incluir no programa atividades de acordo com o interesse de quem irá acompanhá-lo: aula de culinária, degustação de vinhos, circuito de arte e outras ideias que apreciar.
Ou ainda, entre uma pedalada e outra, criar surpresas como um piquenique gourmet em um bosque que fica dentro de um dos percursos, um passeio de balão em Bordeaux ou um mergulho na Croácia.
O melhor de tudo é que, como os roteiros são totalmente personalizados, o próprio circuito a ser percorrido será planejado para que você e quem mais estiver ao seu lado possam realizar os passeios de bicicleta em um ritmo que seja compatível a todos, para aproveitar esses dias muito especiais lado a lado.

 

Quem leva
Auroraeco Viagens
Tel. (11) 3086-1731
www.auroraeco.com.br

DuVine Cycling + Adventure Co.
www.duvine.com.br

Comentários


Deixe um comentário




O comentário não representa a opinião da revista Host&Travel; a responsabilidade é do autor da mensagem