tamanho da letra : imprimir

Surpreenda-se com a fascinante natureza selvagem da Patagônia chilena

46_PVexteriores102

IMG_3326-Edit

 

É simplesmente impossível não se surpreender com a beleza superlativa da Patagônia chilena, distribuída entre 240 mil km2 de superfície – o mesmo tamanho do Reino Unido. Essa imensidão, em que metade do território corresponde a área silvestre protegida e a ocupação populacional não supera a marca de um habitante por m2, é pontuada por gigantescas montanhas, labirintos de fiordes, vastos campos de gelo, lagos de cores e extensões variadas e luzes de infinitas nuances de tons. Tudo isso – mais a rica fauna local – faz com que a região seja uma das mais fascinantes da América do Sul.
Partindo da cidade de Puerto Natales, a cerca de 110 quilômetros rumo ao norte, fica o Torres del Paine, conhecido como um dos mais lindos parques do Chile, declarado Reserva Nacional da Biosfera pela Unesco (1978).
A cordilheira, formada ao longo das últimas eras glaciais, teve sua cadeia de picos esculpida independente dos Andes. Sua imensa massa de montanhas é composta por Los Cuernos e as famosas torres de granito que são procuradas por escaladores do mundo todo.
À sua volta estão geleiras dramáticas, como a Grey, e lagos de degelo com águas em tons de azul, verde e cinza. Entre eles, Sarmiento, Toro, Pehoé e Nordenskjöld, em que rajadas de vento formam sprays d’água com diferentes formas. Também chamam a atenção cascatas como a Salto Grande.
Ao passear pelos vales, pradarias de vegetação baixa, repleta de plantas como o valente ñire, e florestas andinas, será fácil ver de perto animais típicos. Entre eles, guanacos, pica-paus, raposas e ñandus – um tipo de ema –, condores e veados.
A vantagem dessa viagem é que Torres del Paine não está em uma altitude tão elevada a ponto de provocar aquela sensação de cansaço e falta de ar. Por isso, você vai conseguir desvendar essa natureza selvagem caminhando, pedalando ou passeando a cavalo numa boa.

 

Tierra Patagonia excursión base Torres (fotógrafo Morten Andersen)

Tierra Patagonia excursión lago (fotógrafa Pía Vergara)

 

Tierra Patagonia
Com vista para o Lago Sarmiento e para os picos do Parque Nacional Torres del Paine está o Tierra Patagonia, hotel cercado pela esplêndida região, mas com todo o luxo e conforto que você merece. A arquitetura minimalista privilegia a localização, com amplas janelas que dão vista para o mais belo cenário chileno.
Você pode escolher entre as três confortáveis suítes (com 51 m2, cada) divididas em dois andares. No piso superior, fica a aconchegante sala. E no inferior, o espaçoso quarto duplo com banheiro. Outra opção é um dos 34 quartos superiores, que podem ter uma cama king-size ou duas camas individuais. Também há a alternativa de escolher um dos três quartos standard, com banheira dentro. Os apartamentos familiares acomodam até seis pessoas.
O hotel oferece para seus hóspedes caminhadas, trilhas, cavalgadas, passeios de bicicleta e passeios de van para você desvendar o parque, na ótima companhia de guias especializados na região. O melhor é que eles podem explicar sobre a fauna e flora local, contando várias curiosidades.
Depois, ao retornar ao hotel, dá para descansar no Uma SPA, que tem banho a vapor, sauna, piscina interna aquecida, com jatos d’água e cascatas, além de uma jacuzzi externa. Também pode fazer uma das relaxantes massagens corporais e faciais, em que pedras e águas da região são utilizadas.
O dia pode terminar ainda melhor no restaurante do Tierra. Comece pelos drinques patagônicos quentes, elaborados com uísque, ou vá de pisco sour, um clássico chileno. Depois, deixe-se encantar pelos saborosos pratos do chef, preparados com ingredientes locais: frutos do mar vindos do Estreito de Magalhães, carne de carneiro e de vaca provenientes das fazendas vizinhas e as frutas vermelhas de Calafate. Para harmonizar, escolha um dos excelentes vinhos chilenos para brindar e curtir o resto da noite.

 

Quem leva
Auroraeco Viagens
Tel. (11) 3086-1731
www.auroraeco.com.br

Comentários


Deixe um comentário




O comentário não representa a opinião da revista Host&Travel; a responsabilidade é do autor da mensagem